segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Descartes - Discurso do Método

Biografia

René Descartes (latinizado Cartesius) nasceu em La Haye, na Touraine, em 31 de março de 1596. De família nobre – seu pai Joaquim era conselheiro no Parlamento Bretanha, logo foi enviado ao colégio jesuíta de La Flèch, em Anjou, uma das mais célebres escola da época, onde recebeu uma forte formação filosófica e cientifica. Teve depois da licenciatura em direito pela Universidade de Poitiers. de 1618 a 1620 se arrolou em vários exércitos que participavam da Guerra dos Trinta Anos; em novembro de 1619 teve uma “revelação intelectual” a respeito dos fundamentos de nova ciência: a intuição foi desenvolvida mais à frente sobretudo nas incompletas Regras para a guia do intelecto (1627-1628). De 1629 a 1649 viveu na Holanda, onde publicou suas obras mais importantes: O Discurso sobre o Método (1637), as Meditações Metafísicas (junto com as Respostas às objeções, 1641), os Princípios de Filosofia (1644) e as Paixões da Alma (1649). Em 1649 aceitou o convite da Rainha Cristina da Suécia e deixou definitivamente a Holanda, mas em Fevereiro de 1650 foi acometido de uma pneumonia que em uma semana o levou à morte. Seus despojos, transladado para a França em 1667, repousam na Igreja de Saint-Germain-des-Prés, em Paris. Descartes foi o fundador da Filosofia Moderna tanto do ponto de vista das temáticas como do ponto de vista da exposição metodológicas.

Discurso

Na Primeira parte do Discurso sobre Método, de René Descartes,é trazida a questão da metodologia, que é capaz de instituir, controlar e ordenar as idéias existentes e guiar a busca da verdade e discernir oque é verdade ou falso, oque é bom senso ou razão.
Diante de uma formação rigorosa no colégio jesuíta La Fleche, aonde inspirado nos princípios da filosofia Escolástica, considerada a mais válida defesa da religião católica, Descarte se sente insatisfeito e confuso pela ausência de uma séria metodologia, que assim, poderia ordenar as idéias existentes e guiar a busca da verdade, mesmo sendo um colégio aberto para o estudo da matemática, ciências.
Assim Descartes desenvolveu em si a própria razão, o auto-conhecimento.


“Quanto a mim, nunca supus que meu espírito fosse em nada mais perfeito do que os dos outros; com freqüência desejei ter o pensamento tão rápido, ou a imaginação tão clara e diferente, ou a memória tão abrangente ou tão pronta, quanto alguns outros.” p.35.

Nesse aperfeiçoamento de espírito, ou seja, do seu interior (autoconhecimento), Descartes diz que a única coisa que nos torna homens e nos diferencia dos animais é a razão e o autoconhecimento.
Descartes diz claramente na primeira parte a descoberta de si mesmo, mas deixa claro que o seu propósito não é de forçar ou ensinar o seu método para que todos os outros sigam sua razão, e sim para mostrar o seu esforço na qual se fez para conduzir a sua.
A descoberta de si durante a sua formação na escola de La Fleche, não foi por ele desprezada, mas foram necessárias ao entendimento, crescimento e juízo.
Com um bom filósofo e matemático, Descartes diz que a Teologia ensina a ganhar o céu e a filosofia ensina falar com coerência de todas as coisa. “..., que a Teologia ensina a ganhar o céu; que a filosofia ensina a falar com coerência de todas as coisas e de se fazer admirar pelos que possuem menos erudição...” p.38.
Descartes diz que sobre nenhuma ciência é possível construir nem a ‘’filosofia ou a teologia’’. “ A respeito das outras ciências, por tomarem seus princípios da filosofia, acreditava que nada de sólido se podia construir sobre alicerces tão pouco firmes.
Diante de toda a sua descoberta interior, de uma filosofia, de uma ciência, de um método, ele sempre teve um grande desejo de aprender a diferenciar oque é verdadeiro e falso para que assim nitidamente possa enxergar suas ações e assim podendo caminhar com toda a segurança na vida. O novo método que é apresentado como o inicio de um novo saber, sendo assim não apenas lançar uma discussão sobre o saber e sim um fundamento do próprio saber, nisso Descartes não separa a filosofia da ciência. Podendo assim concluir que: A formação dogmática “não deu resposta”. A busca no mundo foi a deparação da diversidade que o levou a questionar. E o autoconhecimento que desenvolveu a própria razão.
Diante de toda a sua descoberta interior, de uma filosofia, de uma ciência, de um método, ele sempre teve um grande desejo de aprender a diferenciar oque é verdadeiro e falso para que assim nitidamente possa enxergar suas ações e assim podendo caminhar com toda a segurança na vida. O novo método que é apresentado como o inicio de um novo saber, sendo assim não apenas lançar uma discussão sobre o saber e sim um fundamento do próprio saber, nisso Descartes não separa a filosofia da ciência. Podendo assim concluir que: A formação dogmática “não deu resposta”. A busca no mundo foi a deparação da diversidade que o levou a questionar. E o autoconhecimento que desenvolveu a própria razão.


DESCARTES, René. Discurso do Método. Coleção os Pensadores, pág. 35 – 42. edição, 1999 São Paulo. Editora Nova Cultural Ltda.

REALE, Giovanni . Historia da Filosofia: do Humanismo a Descartes, v. 3 / Giovanni Reale, Dario Antiseri; [tradução Ivo Storniolo]. – São Paulo: Paulus, 2004.

REALE, Giovanni . Historia da Filosofia: do Humanismo a Descartes, v. 3 / Giovanni Reale, Dario Antiseri; [tradução Ivo Storniolo]. – São Paulo: Paulus, 2004.

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